domingo, 19 de julho de 2009

Cartão vermelho!

O tempo se passou até eu vir postar aqui hoje, então, vamos já passar essa bola, dinamizar esse jogo e ir logo ao que interessa!

Deu mole - eu não diria que Flamengo e São Paulo se enfrentaram no domingo passado. Eu diria que o tricolor paulista enfrentou o Mengão. A expectativa de muitos torcedores como eu era de que o nosso time tinha toda a oportunidade de aproveitar a má fase do São Paulo. E assim foi o começo do jogo. O tricolor reforçou a zaga para conter Adriano, mas não adiantou muito. Falha desastrosa do goleiro Denis, aos 3 minutos do 1o tempo, fez com que Fierro mostrasse claramente porque, sim, ele deve ser o titular do rubro-negro. No resto do jogo, Adriano fez um e o tricolor empatou. O Mengão perdeu várias oportunidades e merecia a vitória, mas deu mole. Quem merece menção: Adriano, por não ter comemorado - fez muito bem, respeito deve haver e ele, diferentemente de muita gente por aí, sabe que o que vai, pode voltar -, e Fierro, por mostrar que pode, e deve, ser titular. Bola fora: Cuca e suas substituições - o menino Jorbison ainda precisa ganhar maturidade.

Hola! - A final da Libertadores para os times brasileiros já está ganhando um padrão: joga em casa, perde em casa. Sem contar o sentimento de "já ganhou" da torcida. Quando é que vão aprender que otimismo é uma coisa e convencimento é outra? Não deu em outro resultado: Estudiantes ganhou em pleno Mineirão. E eu já sabia.

Cartão vermelho! - Flamengo e Palmeiras no Maracanã, quarta-feira: eu fui. E foi o 2o pior jogo que já assisti no Maraca, e olha que já fui a muitos (afinal, para mim, nenhum supera o do Resende). O Cuca resolveu não levar o Fierro e insistir no Zé Roberto. Tudo bem, isso pode se consertar. Mas só se o Cuca fizesse sempre as coisas a tempo. Se. O time começou bem, perdeu oportunidades logo nos primeiros minutos. Mas a o time da Mancha foi e fez 2. Sinceramente, não vou mais gastar caracteres para falar sobre o Wellinton. O cara é horroroso e, enquanto o Cuca não acabar com o caso de amor com ele, o time não vai evoluir. É claro, a culpa, acima de tudo, é do Cuca. É ele quem aposta nesse cara, que coloca o Everton Silva no lugar de Fierro e só depois de levar uma é que faz a substituição (quando deveria ser o contrário em tudo), que tira o Léo Moura da posição dele, que fica passivo enquanto o time está dormindo. Parece que gosta de perder. Ficar dependendo da raça de alguns jogadores, como Emerson, Willians, Adriano, e o próprio Maxi, que entrou no meio do 2o tempo e deu uma oportunidade de ouro para o Imperador. Ficou no 2 x 1. O Palmeiras não ganhou, o Flamengo perdeu. E podia ganhar, sim, sem sofrer. Menção: ao sonífero que pareceu ter sido dado ao time do Flamengo; ao Cuca que parece gostar de derrotas, já que não se mobiliza; e um especial destaque ao juiz Leandro Vuaden, que, concordando, foi mencionado pela maioria dos comentaristas de futebol como "arbitragem desastrosa", "que, de 0 a 10, zero é muito". Falta ao Cuca acordar, acordar o time e juízes como esse serem punidos.

Rapidinhas:

- O que é o Fluminense nesse momento? No domingo passado, perdeu de 1 a 0 do Santo André; quarta, do Inter (com 2 expulsões importantes); e ontem, sábado, de 4 a 1 do Goiás. Se não torcer pelo Barueri hoje, a lanterninha vai se aproximar seriamente. Não que não estejamos felizes com isso.

- Ronaldo e sua ingenuidade. Sendo um jogador tão experiente, tendo passado por várias fases ruins, realmente precisa abrir a boca e acreditar que a torcida do Corinthians é a mais popular? É, tem gente que realmente não pensa no futuro e jogador que ainda não sacou que, no futebol, muitas vezes, se paga com a boca.

- Obina: não, ainda não aceitamos devoluções.

domingo, 5 de julho de 2009

Bola dentro, bola fora e ilusões!

Ah, o Campeonato Brasileiro é incrível.
Tudo pode acontecer.
Grandes times caírem, pequenos times tombarem e algumas ilusões acontecerem.
Fazendo uma análise rápido após os jogos desse fim de semana:

Bola fora, mas que, de certa forma, entrou - o Botafogo anda numa má fase. É o vice-lanterninha do campeonato. Hoje, pela primeira vez vez em tempos, vi o time jogar com garra. Merecia ganhar do Atlético Mineiro. Eu torci para ele, afinal, também não suporto o Tardeli. Arrancou um empate, continua em 19º, mas fez o que pôde.

Bola dentro - difícil não ser tendenciosa. Mas é o Mengão, o meu Mengão. Quem diria que chegaria assim, ao 5º lugar da tabelinha? Pois é. Mas lá está ele. Numa partida simpática contra o Vitória no Engenhão (finalmente aquele estádio encheu alguma vez na vida!), ganhamos de 2 a 1, com gols de Adriano e Emerson. Perdemos um pênalti sem comentários, mas ganhamos. Kleberson, pra quê? Pra quê?! Estaremos sem Kleberson e Emerson contra o São Paulo. Mas força rubro-negra estará conosco!

Ilusões - Reportagem do GloboEsporte.com citou: "o atacante parece ter espantado definitivamente o fantasma que o acompanhava nos tempos de Flamengo". Ah, pelo Amor de Deus. É mérito do Obina fazer os dois gols hoje no jogo contra o Avaí? Claro que é. Mas isso não modifica o estilo que ele sempre teve. Um jogador tem fases em cada time que ele possa vir a jogar, mas essas fases passam e se renovam em outros times, sendo que a essência nunca muda. E é o que acontece. A fase dele no Flamengo já passou. No momento em que entra e só atrapalha, o jogador não só está em má fase como o seu estilo não confere mais com o time. Agora, ele está no Palmeiras. É a boa fase dele. Mas, daqui a pouco, ela se estabelece e ele continua fazendo tanto gols como trapalhadas. Eu gosto do Obina, é um jogador carismático, que tem garra, mesmo fazendo gols oportunistas (que, muitas vezes, ajudou o Mengão a chegar à vitória). Mas é aquela coisa, calma, palmeirenses. Calma.

Rapidinhas:

- Como foi bom ver o Inter perder a Copa do Brasil! Tudo bem, o Corinthians vai encher o saco mais do que nunca, mas é melhor do que ver o Inter encher o saco. É bom que baixa um pouquinho a bola. Literalmente.

- Tchau, Ibson! Volte sempre!!

- Obina: ainda não aceitamos devoluções.