sábado, 14 de março de 2009

Isola essa bola que é vergonha!

Um time é feito de altos e baixos. E o torcedor tem que saber isso.
Por isso, vou começar o primeiro post de comentário sobre a vergonha da semi-final da Taça Guanabara.

Sábado de Carnaval. Quem nunca foi ao Maraca no sábado de carnaval deveria ir. Não importa se o seu time está jogando ou não, não perca a oportunidade. Ir ao Maraca já é uma experiência sensacional (ainda mais se você estiver numa torcida como a do Mengão), mas ir no carnaval é única.
Por quê?
Porque você vê família indo ao estádio, um bando de turistas gritando "juiz filho da p*" com aquele sotaque, figuras fantasiadas e as baterias das torcidas ganham um ar mais de graça.
E foi isso que eu vi. E me fez tão bem, apesar do resultado final do jogo.
Falando nele, vamos ao que interessa.

O Flamengo vinha com praticamente 100% de aproveitamento em toda a 1a fase do Campeonato Carioca. Tudo bem que ganhou por pouco em alguns jogos e alguns por pura oportunidade de sorte, mas se manteve estável (diferente de times como o Fluminense, que sofreu quase a 1a fase inteira e chegou à semi por sorte mesmo).
O que ele tinha que fazer, então? Jogar o mínimo, pelo menos, e garantir a final.
O Resende não era uma grande ameaça, mas parece que o Mengão não lembra de seus problemas com times pequenos.
Não se subestima. Não se garante vitória com grito. Se fosse, a torcida já ganhava pelo time.
E o Flamengo pecou. Mais uma vez. O time simplesmente relaxou. Não percebendo isso, perdeu a cabeça. E o Resende se aproveitou. Enquanto jogadores como Marcelinho Paraíba faziam cagadas estrondosas (ele repetiu um escanteio 4 vezes, até "acertar"), o Resende fazia gol e mantinha o jogo com o seu cai-cai.
Com isso, o Flamengo não perdeu só a cabeça, mas o jogo. Dois jogadores expulsos, um dirigente que deveria ficar quieto, uma torcida indignada.
E o juiz. Não se pode esquecer dele. Ah, esse estava abençoado no dia. Ou se sentia como tal.
Muitos podem falar "Ah, vai falar isso porque o time perdeu.". Não, não vou falar por isso. Já disse que o mérito da derrota foi do time. Mas o juiz ajudou, sim.
Quem estava no Maraca viu. O Airton não entro em méritos, até concordo. O Fábio Luciano não. O Bruno bateu corretamente e teve que repetir 3 vezes. Foi aí que todos viram a estrela que o juiz queria ser. Quando apitou o fim do 1o tempo, Marcelinho estava avançando com a bola no meio do campo em direção ao lado do Resende. Marcou poucos "cai-cai" do Resende. Enfim. O cara mandou muito mal e esse não era um jogo para isso.
Nunca vi um sistema de 3 juízes funcionar tão mal. Uma vergonha.
Algo que não aconteceu no jogo entre Fluminense e Botafogo. O sistema funcionou perfeitamente e o 1o juiz apitou muito bem.

No final, restou ao Botafogo ganhar do Fluminense e, depois, do Resende. Ele, sim, sabia que era uma oportunidade que não podia se perder.
Só pecou a torcida ao chamar o Cuca de vice, já que o mesmo era o único no time do Botafogo do ano passado que chegou a merecer alguma vitória na final.

Fazendo um balanço, conclui-se que o Flamengo percebeu que não pode dar mole. Cuca viu que não se coloca Obina como titular e se investe em quem funciona.
E é isso aí. Bola pra frente. Perdemos vergonhosamente, mas temos tudo para ganhar as próximas partidas e porque não a Taça Rio.
É só não cometer os mesmo erros.
Afinal, o Botafogo chora, o Fluminense já foi de 3a e o Vasco é de 2a. Mas nós ainda estamos sempre aqui.

4 comentários:

leandro disse...

Pelo menos agora podemos ganhar a Taça Rio e ter de novo o Botafogo como vice na final do Carioca

Leandro Montianele disse...

Lari, foi muito triste esta derrota do Flamengo para o Resende (minha cidade). O time se portou muito mal em campo e realmente não mereceu a vitória.

Agora, nos basta levar a Taça Rio e partir para o Tri mais uma vez. Mengão ainda está vivo, sempre!!

Depois faça uma visita no meu blog, o Na Esfera do Futebol. Estou add seu link.

Saudações Rubro Negras!!

http://naesferadofutebol.blogspot.com/

Blu disse...

Lari!!
Que massa. Gostei de saber que o seu blog agora é sobre futebol. Haha.
Se precisar de ajuda, alguma sugestão... estamos aí. Estava com saudades de seus comentários ^^

Beijão!

PS: O sonho do TRI ainda não acabou. VAMOS FLAMENGO!

Luã Marinatto disse...

Eu faria algum comentário coerente se vc n tivesse feito a piadinha sobre a queda do enorme Vasco da Gama para a segunda divisão. Lembre-se que vcs bateram na trave sei lá quantos anos seguidos, e q o msm mal ainda pode acometê-los.

Fico só com a frase que está no meu orkut há um bom tempo:

"Vascaíno ontem, hoje e sempre. O Gigante da Colina tomba, mas levantará mais forte do que nunca."